terça-feira, 20 de março de 2012

Consulta de nutrição!!

Olá povo bonito!!
Acabei de chegar da consulta de nutrição, e da pra acreditar que o meu bebêzinho, aquele pitoquinho de gente ja vai começar a comer frutinhas e a tomar suquinhos??
Eu estou com uma dor no coração só de pensar, como é que pode?

Então, vou começar o relato da consulta, pra começar o Gugu dormiu 14 horas no horario que ele sempre dorme (casa nova, rotina nova, aliás, rotina porque nem isso tinhamos kkkk), nossa consulta era as 15:45 ele dormiu bastante, e tivemos que acordar e saimos daqui as 15:44, sorte que médico está sempre atrazado..
Quando chegamos tinha uma bebêzinha linda de 3 meses e 65 centimetro (que menina alta) e aí ja viu neh?
A doutora estava consultando alguém, sei que uma hora ela saiu do consultório e chamou pelo Gustavo, e disse pra gente esperar la dentro do consultorio, enquanto ela ia fazer aluma coisa em algum outro lugar, e ficamos eu e o GD com o Guto no colo enquanto ela conversava com alguém...
Fui pra porta do consutório e comecei a bater o pé e olhar pra ela, aí ela terminou a conversa e veio.
Não tinham pesado o Guto, coisa que não agradou muito ela, então eu subí com ele na balança e depois sem ele, sei que ela fez umas contas lá e veio a bomba: Ele não engordou nadica de nada nesse mês, continuava com 7.500 kg, fiquei bem preocupada, e aí ela falou que começaria a introdução pelas frutas e sucos confere não ia introduzir sopinhas ainda porque poderia causar alguma prisão no intestino, iamos por partes confere.
Comecei com as perguntas: E como eu faço esses sucos? Fruta, água e açúcar como eu faço pra mim?
A doutora disse que eram apenas frutas especificas, e que ela ia dizer a forma correta de fazer os sucos e oferecer as frutas confere.
Ela começou a escrever uma "diéta" num papel, perguntou a hora que ele acordava, depois que eu disse que era as 8 ela começou:
08 horas - mamar a vontade
10 horas - fruta + suco
12 horas - mamar a vontade
15 horas - fruta + suco

Aí ela colocou a seguinte observação?
Frutas (laranja, acerola, banana, mamão, maçã, pera, maracujá)confere

Olhou pra mim e começou a explicar:
Mamão, apenas o papaya, banana, apenas prata, o restante pode ser qualquer tipo opa, não confere, até onde eu saiba e pesquisei a laranja tinha que ser lima, mas vamos em frente
A fruta deve ser oferecida amassada ou raspada confere e o suco, vamos começar com 60 ml, então o suco vai ser feito assim: 30 ml de suco, 30 ml de água e adoçado com açúcar normal oi? açúcar???? num suco pra um bebê?? Isso pra mim não confere


Posso oferecer sucos na mamadeira, e as frutas devem ser dadas em colheres de plastico e pequenas...

Gente, me corrijam de eu estiver errada, mas é normal oferecer açúcar a um bebê de 6 meses?? Eu sempre lí que o suco começava com laranja lima espremida sem água e sem açúcar, e ela me vem com essa de açúcar normal?
Não tenho como pedir a opinião de um segundo profissional pois ela é a unica nutricionista que o plano de saúde oferece, então vou perguntar a pediatra dele na consulta do dia 26...
Quando a gente saiu de lá, fomos pesar o Gu na balança de pesar bebê mesmo, e ele estava com 7,800, ou seja, sim ele engordou esse mês, e depois de chegar em casa e muito refletir sobre os motivos que eu deveria oferecer açúcar COMUM a um bebê que até então toma apenas leite materno, eu e o maridos cogitamos a seguinte hipotese: Ela acha que ele não engordou e por isso adicionou o açúcar no suquinho dele.
Só pode ser isso gente...
De qualquer forma, vou falar com a Dra Ana segunda-feira, e vou esclarecer isso.

É isso, esse é o verdadeiro sinal que meu bebêzinho está virando um rapazinho...

bjOs

8 comentários:

  1. tambem costumo ouvir que se começa com laranja lima pois e mais docinha e menos acida que a normal, mas sei lah neh ja o açucar tbm achei estranho...mas converse com outras mamae antes pra tirar as duvida certinho...bjusss

    ResponderExcluir
  2. Sher a fruta em si já tem o açúcar necessário pro bebe!! O pediatra não liberou pra Emilly não, e o suco é laranja da ilha, sem água! Dei suco de melancia e ela amou! Mas cada médico diz uma coisa! Mas o açúcar também achei estranho! A maça prendeu demais o intestino da Emilly, ela ficou 5 dias sem fazer cocô!

    ResponderExcluir
  3. Ate hj ñ dou suco de laranja adoçado pro meu filho,nem o leite ele aceita com açucar,somente o nescau,e ele hj tem 4 anos,o pediatra sempre disse que as frutas ja tem o açucar .

    ResponderExcluir
  4. Oi flor!!! estou voltando aos poucos... Olha, o Eliel está com três meses e meio e a pediatra dele já introduziu suco na dieta dele, pois ele sofre ( e muito) de prisão de ventre, devido à necessidade de tomar fórmula láctea (NAN)... alternadamente ele toma suco de lima, laranja-lima e ameixa fresca, mas nada de açúrcar, o único suco onde devo acrescentar água é o de ameixa, os de laranja, basta espremê-las e oferecer a ele... Segundo a pediatra dele açúcar só quando o mocinho completar 1 ano...

    ResponderExcluir
  5. Sher minha linda, eu sempre dei açúcar normal nos sucos que haviam necessidade, o de laranja e o de mamão já são doces o suficiente, mais não faz mal não, porem eu conheço mulheres que ainda não deram açúcar para seus filhos, vai de cada mãe e do que o coração mandar nessas horas. Bjks sua linda e um beijo no gu tb.

    ResponderExcluir
  6. sEEEM TEMPO PRA LER TUDO MAIS TO CUM SAUDADE BJO NO MEU TILINDO BJOOOS

    ResponderExcluir
  7. Amiga você respondeu algo no meu blog e eu fiquei boiando!!!! Acho que respondeu errado.
    Bom pelo que sei é laranja lima mesmo e não se poe água nem açúcar, os outros realmente é metade de águe a metade suco da fruta, no caso do maracujá tem que adoçar um pouquinho sim, mas aqui em casa eu usava o açúcar mascavo ou então comprava um açúcar próprio para bebê que vende na farmácia, é um comprimidinho mas não lembro o nome agora.
    A Laranja normal na minha opinião é muito ácida para um pequenuxo que está começando agora com outro tipo de alimentação.

    Beijinhos nos dois

    ResponderExcluir
  8. olha amiga, até onde eu sei não se pode oferecer açúcar a um bebê tão novinho assim. O pediatra da Luisa passou o Nidex para substituir o açúcar, mas é caro e vai sem mesmo. Começamos com a laranja lima batida com mamão, cenoura, beterraba, etc. Bom, mas cada médico fala uma coisa, então fica difícil saber o que está certo ou não... vai do seu coração de mãe saber o que oferecer ou não pro seu filho. bjo

    ResponderExcluir