segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Amamentação

Olá mães bonitas e pais bonitos...

Hoje estou aqui pra falar de algo que tem um olhar meio negativo para futuras mamães... eu não vou mentir, estava morrendo de medo disso: AMAMENTAÇÃO!
Não foi uma, nem duas pessoas que me disseram que é terrivel nos primeiros dias, que enquanto o bebê e a mãe não se adaptarem os seios sofrem horrores, que racham, que doem, que sangram....
Imaginem só! Fiquei com tanto medo de amamentar, mas na verdade, eu AMO dar o peito.
Acreditem que o Gustavo pegou bem meu seio desde o primeiro dia.

Bom, todo mundo sabe que o leite materno é o único alimento que o neném precisa até os 06 meses de idade, que só a partir daí, deve-se começar a introduzir suquinhos, papinhas e inclusive a água.
há dois tipos de leite no peito, o primeiro é um mais clarinho, quase transparente que é rico em nutrientes, o segundo é mais branco e é mais rico em gordura, e o bebê precisa dos dois. Até porque se não precisasse de algum, ele não existiria. O Primeiro leite é um leitinho que dizem os especialistas mata a sede, e o segundo mata a fome (pra resumir).
Por isso é importante que o bebê mame nos dois seios alternadamente, dependendo de como seu seio seca...
por exemplo: o Gustavo passa mais de duas horas mamando no mesmo seio, então sei que ele aproveitou bem os dois leites, e na próxima mamada eu passo pro outro seio, no entanto quando ele mama só por 10 minutinhos e logo cai no sono, eu volto ao mesmo seio, até ter certeza que ele aproveitou ambos os leites.
Sem falar que alternando os seios você dá tempo pro outro "recarregar" e não fica com um seio maior que o outro.

Certo! Agora que eu sei de tudo isso, como eu faço pra amamentar sem sofrimento???
Bom.... Isso eu vou dizer por experiencia própria, você deve começar ainda na gravidez, não que depois dela não dê pra começar. Para isso você vai contar com:
AS INCRÍVEIS CONCHAS PARA SEIOS!!

As minhas custaram apenas R$ 12,00, são umas conchas que a gente usa no seio dependendo do tipo de bico que você tem apartir da 32ª ou 38ª semana de gestação, eu comecei na 32ª porque meus seios tinham bicos planos que são os mais comuns nas mulheres. 

Bom, eles estimulam os bicos dos seios a ficarem pra fora, você coloca no seio de forma que o bico fica no buraquinho e assim ele fica "pressionado"... Todos eles vem com um respiradouro aquele buraquinho em cima, pra evitar que os seios fiquem com fungos. usa-se por 02 horas todo dia.
Imagem meramente ilustrativa


Usando essas conchas eu fiquei com meus bicos bem mais estimulados, o que ajudou muito na hora da primeira pega do Gustavo. eu estimulei um pouco até o bico surgir, e dei uma espremidinha até sair um pouco de leite, e quando ele veio foi super simples!

Agora vai o grande lance:
Use-as também (principalmente) durante o período de amamentação, porque: 
  • Eles "aparam" o leite que vaza
  • Os bicos continuam sendo estimulados
  • Os bicos além de estimulados estão sendo "ordenhados"
Vou dizer pra vocês, tenho sim queixas da amamentação: no segundo dia, quando o Gustavo dava as primeiras sugadas meu seio doía muito, e eu descobri que era leite acumulado nos bicos, e eles empedravam, e ele tinha que sugar mais pra conseguir extrair, então essas conchas são muito uteis nesse ponto também.



Ta aí, minha dica para amamentar sem sofrimento....

Se você ja está amamentando, e ja sofreu... pode começar a utilizar as conchas também, e pra você eu tenho mais uma dica (da mesma fonte que me deu a dica da concha)...
PROTETOR DE SEIOS de silicone:



É uma espécie de "bico" feito de silicone que fica no seio na hora da amamentação, e evita o contato direto da boca do bebê com o seio, evita rachaduras, ajuda os seios mordidos ou machucados a não sangrarem na boca do bebê... não modifica nada na mamada pois é de silicone e adere exatamente no formato do seio, ou seja, fica como uma segunda pele que protege....

Mamães, essa é minha dica pra vocês!
Espero que vocês provem, e aprovem assim como eu...



Nenhum comentário:

Postar um comentário